17 de dezembro de 2010

Há algo em nós, que se te falasse...




          Se te falasse o que é, se dilataria pelo ar. Não cabe mesmo nas frestas dos precipícios, nem em nenhum compartimento, ou cela, ou em qualquer lugar que caiba algo. O escorpião desértico imobiliza a presa mais terna, de consternação, a atinje e a ama, sim, durante a menor fração possível de vida antes que ela desfaleça - há algo em nós que desenriquece nosso coração; e se falasse de que se trata, se proliferaria por entre os povos. Não sai de nossos poros; mas é tão seu, e meu, que nos tem como genitores.

         Passamos duas vezes pelo caminho do amor, e não olhamos; três, e não vemos; quarto, cinco, em vão. Existe uma inferiorização que damos a nosso espírito, que certos caminhos de amor se ocultam diante de nos.
         O escorpião não sabe mais porque se protegeu usando um ataque tão mortal; o doce animal só lhe cheiraria a negritude da casca. Talvez lhe levasse nos ombros para altos vôos, se fosse ave, ou o levaria para outros mundos se tivesse boas patas. Existe algo em nós, que não se permite ir muito além de dois passos à frente. E se te falasse o que é, violaria o que ainda existe de indomável na terra. O gentil animalzinho tem ainda um resfolegar breve e inconstante, e é chegada a hora da rendição da alma. Há algo em nos que se perpetua na vastidão das coisas; partes essenciais do nosso ser compactuarão com o eterno; e sem nossa gentil vinda, este mundo não seria o mesmo mundo.
          Enquanto isso, o viril artrópode esconde-se sorrateiramente entre os buracos nas rochas,  atrás de arbustos secos da vegetação nativa. Há algo gritante em nós que nos desabita. E se te falasse o que é, você se conheceria rápido demais.


[Robson W.]

2 comentários:

  1. Robson
    Dias atrás, tive a honra de receber sua visita, com amável comentário deixado lá no meu modesto espaço.
    Dezembro, casa cheia, correria, infelizmente fui relapsa(perdoe-me) e só agora venho agradecer-lhe e conhecer o seu blog.
    Estou encantada!
    Tanto que sigo-o.
    Virei sempre!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Miguel, muuito bonito esse texto, como todos os outros.
    As frases que você destacou, foram as que realmente me fizeram parar um pouco pra pensar.
    Novamente, receba os meus mais sinceros elogios.
    beijo

    ResponderExcluir